Emoções ruins?
Ultimamente algumas das falar que mais ouço na clínica é “quero viver SEM ansiedade” ou “QUASE todo mundo tem ansiedade, né?”, e minha resposta sempre gera um mini choque. Não trate seus sentimentos como vilões, muito menos como algo que chega “do nada”. Aceite a existência deles, de todos eles, compreenda-os, e aprenda a lindar com eles, e principalmente: suas causas e consequências. 🌻
ANSIEDADE
Isma Moura
7/14/20241 min ler
Aposto que quando viu as referências das novas emoções do filme Divertidamente 2, pensou que quase que automaticamente na vilania da ansiedade ou de alguma outra emoção... Vem cá entender o porquê de isso ser um problema.
Aceitar e entender suas emoções fazem parte do processo de auto-conhecimento. Quando você pensa como algo "ruim" corre o risco de tentar reprimi-las, jurando que está controlando ou gerenciando elas...
- Ai, mas não vai me dizer que a ansiedade não é ruim!!!
- Pois é, eu vou dizer sim :*
A emoção em si não é ruim, mas o que você faz a partir disso que pode ser um problema. Uma das críticas mais nítidas da animação é que até alegria excessiva pode fazer mal, e, por outro lado, a ansiedade é um sentimento normal e que pode ter um propósito positivo, desde que não tome conta de nós.
Aqui vai alguns exemplos para se pensar:
Ás vezes, a raiva de uma situação nos motiva, por exemplo. a lutar contra uma injustiça.
E como se sairia na prova DAQUELA matéria se não fosse a ansiedade te alertando para se preparar melhor antes do grande dia?
Lembra que as emoções não vem do "nada" e precisam ser observadas e compreendidas.
P.S. Lembra também que rolar o feed do Instagram para "ignorar" o sentimento geralmente só te afasta de entender o que está fazendo se sentir assim e tira de você e chance de mudar o que tiver te machucando.

